Páginas

9 de março de 2012

Quaresma.

Quaresma
O que é Quaresma?
    A palavra “Quaresma” significa quarenta ou quadragésima. É o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, a grande festa dos cristãos, que é a Ressurreição de Jesus Cristo.
    Este período é reservado para a reflexão, para a mudança espiritual. Ou seja, o cristão católico deve se aproximar de Deus refletindo quais atitudes são boas ou ruins, o que se deve ou não mudar para iniciarmos uma vida nova.
     Você é obediente aos seus pais? Na escola, você trata com respeito os seus colegas? Essas são algumas perguntas que podemos fazer para verificar se estamos seguindo a vontade de Deus.
Quando começa e termina a Quaresma?
    A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, quando os católicos iniciam a preparação para a Páscoa.
O que os cristãos devem fazer no período da Quaresma?
        A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. A penitência é uma forma de educação do nosso corpo e da nossa mente, uma vez que deixamos de realizar algo que gostamos muito para fazer crescer em nós um sentimento de amor e caridade. Todos nós podemos realizar uma penitência, até as crianças! Que tal deixar de comprar balinhas e chicletes por um mês e utilizar o valor que seria gasto para ajudar alguém que precisa?
      Abaixo segue um roteirinho elaborado pela Tia Paula (http://tiapaulalimeira.blogspot.com/) com atitudes que podemos colocar em prática durante esta Quaresma:

0 comentários:

Postar um comentário