Páginas

16 de setembro de 2011

Palavras de Deus para vocês, filhos.


Algumas Passagens do Novo Testamento.

Ef 6:1-4 - Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na dis- ciplina e na admoestação do Senhor. 


Cl 3:20-21 - Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. 


Beijins



Biblia

Amiguinho, não se esqueça de que domingo será a Celebração de entrega das Bíblias e Cruzes para a galerinha dos 1º e 2º Ano  da Primeira Eucaristia.
Então segue abaixo uns modelinhos de marcadores para a sua Bíblia. é so imprimir e pintar.



Beijins

Vamos Cantar?

va

Paz e Bem
Beijins

BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá amiguinhos de Jesus!


Vamos ver a lição da semana?
bom samaritano



Então. Que tal sermos hoje o Bom Samaritano para alguém!

Paz e Bem
Beijins

15 de setembro de 2011

O Bom Samaritano



Olá amiguinhos de Jesus


Hoje vamos escutar uma Parábola contada por Jesus.


Vamos ouvir?



Jesus espera que nós também sejamos bondosos para com os outros. Que amemos as pessoas, não importa como estejam. Se estiverem com frio ou com fome também, Ele espera que nós as ajudemos. Se
estiverem com saúde ou se estiverem doentes. Não importa quem elas sejam. Ele ama todas as pessoas e quer que nós as amemos também. Vamos procurar ser sempre bondosos, como o bom samaritano? 




Agora vamos colorir?



Agora vamos montar esse quebra cabeça?


Paz e bem
Beijins

14 de setembro de 2011

Caça Palavras


Vamos Colorir?


Paz e Bem
Beijins

Vamos Brincar?


Vamos descobrir os sete erros.















BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!





Olá amiguinhos.
Como já conversamos anteriormente na Catequese, hoje é o dia do ensaio com os Papais e Mamães( e claro com vocês juntinho) para a Celebração da Entrega das Cruzes e Bíblias neste próximo domingo dia 18 de Setembro.


Então atenção para as datas e horários:


Data                  Horário      Evento
14/09/2011      19:00hs     Ensaio com os Pais e Mães
18/09/2011      08:00hs    Celebração da Entrega das Cruzes para as Turminhas de Primeira Eucaristia. 




Beijins 
                               

13 de setembro de 2011

Setembro - Mês da Bíblia.

Para quê a Bíblia foi escrita?

       A Bíblia foi escrita para manter o povo na caminhada. Três coisas animam o povo a caminhar:
 
      a) Contar o passado; 
      b) Anunciar o futuro;
      c) Mostrar o presente;

   a) Contar o passado

      Nós não nos esquecemos do passado da nossa vida. Ficamos corajosos quando sentimos que fomos ajudados a vencer na vida. Assim também o povo de Deus (o povo da Bíblia), olhando as coisas que Deus tinha feito para ele no passado, se animava a caminhar para frente.

Os livros que falam do passado do povo de Israel chamam-se:

Pentateuco
(Lei ou Torá). São assim chamados os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis (Origem da vida e da história do povo no Egito), Êxodo (saída do Egito), Levítico ( formação de um povo santo e instruções para o culto), Números (a caminho da Terra Prometida) e Deuteronômio (segunda lei - projeto de uma nova sociedade).

Livros Históricos
Josué, Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Reis 1 e 2, Crônicas 1 e 2, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2. São 16 os livros históricos.

b) Anunciar o futuro

      Ficamos animados quando olhamos para as possibilidades que temos no futuro. Nascem em nós a esperança, a força e a coragem.
      Assim o Povo de Deus (o povo da Bíblia) se animava a caminhar para frente, quando eram colocadas, pelos profetas, as promessas feitas por Deus para o futuro.
      Os livros que falam do futuro do povo de Israel se chamam Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias,  Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. São 18, os Livros Proféticos.


c) Mostrar o presente

        Ficamos felizes quando sentimos que Deus caminha conosco, na nossa vida presente e com nossos problemas.

       Assim aconteceu com a Bíblia quando começou a caminhar com Deus. Olhava não só o passado, nem só o futuro, mas também o presente, buscando soluções para seus problemas.
     Tudo isto está escrito nos Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico. São 7, os Livros Sapienciais.
     
     " Com efeito, tudo o que foi escrito, anteriormente, foi escrito, anteriormente, foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela constância e consolação que provêm das Escrituras, possuamos a esperança". (Rm 15,4)

      Cristo é a luz que ilumina o passado, o presente, e o futuro. Fazendo referência a Ele, podemos entender a mensagem da Bíblia hoje. 
Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.




PAZ E BEM
BEIJINS

Em que língua a Bíblia foi escrita?

       A Bíblia foi escrita em 3 línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego. O hebraico foi sempre a língua sagrada. Todo menino de israelita devia estudá-la.
       A língua familiar dos hebreus era o aramaico, a língua que falava Abraão. Esta língua foi falada por eles até à entrada na Terra de Canaã. Em Canaã o povo teve que aprender o hebraico.
      Quando a Palestina foi invadida pelos gregos, pelo ano 333 a.C., o povo foi obrigado a falar língua grega.
      
    Traduções 
     
      A Bíblia foi traduzida para ser compreendida. Como o hebraico era muito difícil e não era língua falada pelo povo, surgiram as traduções gregas. A mais famosa tradução foi a dos "Setenta" feita por 70 sábios, pelo ano de 250 a.C. em Alexandria.
      Quando foi feita, foram acrescentados 7 livros que não constavam na Bíblia hebraica. Por isso, há uma diferença entre a Bíblia dos católicos e a Bíblia dos protestantes. O protestantes ficaram com a Bíblia hebraica, com 7 livros a menos: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, parte do livro de Daniel e Ester.
      Os católicos seguiram o exemplo dos apóstolos, ficando com a tradução grega dos Setenta. 
      No século 3 d.C., a Bíblia foi traduzida para o Latim, por São Jerônimo. Essa tradução se chama "Vulgata" ou popular.
      Hoje a Bíblia está traduzida nas principais línguas de todos os povos e as traduções populares crescem dia-a-dia.



Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.



PAZ E BEM
BEIJINS

Quem escreveu a Bíblia?

      
       Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Foram diversos autores. 
    Deus se serviu de diversos tipos de pessoas para escrever a Bíblia: homens e mulheres, jovens e adultos, mães de família, reis, doutores e pastores, operários de várias profissões. Gente instruída, que sabia ler e escrever e gente simples que só sabia contar histórias. Gente viajada e gente que nunca saiu de casa; sacerdotes e profetas. Gente de todas as classes, todos os convertidos e unidos na mesma preocupação de construir um povo irmão, onde reinasse a fé, a justiça, a fraternidade, a fidelidade a Deus e onde não houvesse opressor e nem oprimido.
    Eles escreveram por inspiração de Deus. Isto não quer dizer que Deus foi ditando, lá do céu e eles foram escrevendo...
    
    "Para escrever livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens, na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e através deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (DV11) - (CIC 106).
   
    Eles escreveram os acontecimentos do Povo de Deus. Mas nem todos os acontecimentos foram escritos; apenas foram escritos os fatos mais importantes da grande História do Povo de Deus.
    O modo de falar da Bíblia é o mesmo modo de falar da época em que cada livro foi escrito. Isto é importante conhecer e considerar, para que não fiquemos presos aos símbolos e aos sinais que são usados na Bíblia.
   
   "Para descobrir a intenção dos autores sagrados, é preciso ter em conta as condições do seu tempo e da sua cultura, os gêneros literários em uso na época, os modos de sentir e narrar, correntes naquela época. Porque a verdade é proposta e expressa de modos diversos, quando se trata de gênero históricos, proféticos, poéticos ou outros" (DV 12,2) - (CIC 110)
    
    Às vezes, não é fácil compreender o que está escrito porque a linguagem é diferente da nossa. Muitas vezes não entendemos palavras usadas pelos nossos avós 50 anos atrás. Então, o que dizer das palavras que foram escritas há mais de 2000 anos?
    A fé do antigo povo e dos cristãos reconhece que a Bíblia foi escrita por homens que sentiram a inspiração de Deus e colocaram a seu serviço a inteligência e o conhecimento que tinham da vida e da história do povo, a sensibilidade humana, sua fantasia e reflexão. Eram homens que receberam a inspiração de Deus. "Toda Escritura é divinamente inspirada" (2Tm 3, 16-17).
    Por essa razão pode-se dizer que a Bíblia é obra de Deus, é o livro de Deus, mas também Livro da Fé e da Vida de um povo.
    A Bíblia é a Palavra de Deus na forma humana (1Ts 2, 13). Para os cristãos, a Bíblia é o livro mais importante dentre os milhões de livros já escritos até hoje.


Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.

PAZ E BEM
BEIJINS

Onde foi escrita a Bíblia?


     A Bíblia foi escrita em lugares diferentes. 
   A maior parte dela foi escrita na Palestina, onde o Povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja. Algumas partes do Antigo Testamento foram escritas na Babilônia, onde o povo viveu no cativeiro, 600 anos a.C. Outras partes foram escritas no Egito para onde o povo emigrou depois do cativeiro.
   O Novo Testamento foi escrito na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades, fundadas pelo Apóstolo Paulo.
          Nesses povos havia a diferença de costumes, de cultura, de religião, de situação econômica, social e política. Tudo isto deixou marcas na Bíblia e teve influência na maneira da Bíblia nos apresentar a palavra de Deus.
Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.

PAZ E BEM
BEIJINS

Como procurar e encontrar uma citação bíblica?




     As citações têm sempre a seguinte ordem: título do livro (abreviado), capítulo e versículo. Ex: Jo 10,10 = lê-se assim: Evangelho de João, capítulo 10, versículo 10.

 A vírgula ( , ) separa o capítulo do versículo:(Jo 6,50 = Evangelho de João, capítulo 6, versículo 50).

 O ponto ( . ) indica um pulo entre os versículos. Neste caso lê-se o(s) número(s) que vem antes e depois do ponto: (Jo 1,3.9 = Evangelho de João, capítulo 1, versículos 3 e 9).

 O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro: (Jo 17,20-26 = Evangelho de João, capítulo 17, versículos de 20 a 26); também pode indicar uma seqüência de capítulos: (Jo 17,20-18,12 = Evangelho de João, do capítulo 17, versículo 20 até o capítulo 18, versículo 12).

 O ponto e vírgula ( ; ) separam uma citação de outra: Jo 1,5;16,14 = lê-se o versículo 5 do capítulo 1 e o versículo 14 do capítulo 16.
ou um livro de outro: Jo 1,5;Mt 1,22 = neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e outra no Evangelho de Mateus.

 Um esse ( s ) indica o versículo imediatamente posterior ao citado: Jo 1,5s = Evangelho de João, capítulo um, versículos cinco e seguinte, 6. ou seja, Jo1,5s = Jo 1,5-6.

 Dois esses (ss) indicam os versículos seguintes ao citado, até onde se fizer necessária a citação.

 Às vezes encontramos um a, ou b, ou ainda um c depois da citação do versículo. EX: Jo 1,18a = lê-se a primeira parte do versículo dezoito. Quando a letra que vem logo depois da citação é b, deve-se ler a segunda parte do versículo e quando é c, lê-se a terceira parte do versículo (isso acontece porque um versículo pode ser formado por uma, duas ou até três frases).

 Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Ex: Jd 3 = Epístola de Judas, versículo três. Quando o livro tem mais de um capítulo, o numero que vem logo após a indicação do livro é a indicação do capitulo.
Ex: Jo2 = deve-se ler todo o capítulo dois do Evangelho de João.



Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.



PAZ E BEM
BEIJINS

Abreviações dos Livros Bíblicos


    Você conhece todas as abreviações dos livros da Bíblia?
    Muitas vezes quando vamos ler uma citação, ou até mesmo escrevê-la, nos ocorre um "branco" e não sabemos como vamos abreviar certos livros. Para que vocês não tenham mais dúvidas, abaixo segue um quadro com todos os livros bíblicos e suas abreviações!





Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.



PAZ E BEM
BEIJINS

12 de setembro de 2011

Vamos montar mais este quebra cabeça?

Olá Amiguinhos 


Resolva este Quebra Cabeças e descubra sobre quem estamos conversando logo abaixo.


Paz e Bem


Beijins

Zaqueu


Hoje vamos conhecer a historia de Zaqueu, o tampinha...










Fonte -catequesejesusinfantil.








 " Porque Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:10.

Beijins

Em homenagem aos crismandos










 O convite está feito.


Paz e Bem

Beijins

11 de setembro de 2011

Encontro Paroquial de Crismandos

Oi Galerinha!
Tudo bem?
Hoje foi um dia realmente abençoado. Realizamos o encontro Paroquial anual de crismandos. Este ano foi muito show. Segue abaixo uma relação de fotos para que vocês possam conferir: 

Olha a Galera da Crisma da Igreja Nossa Senhora de Lourdes!!!!














                    Momento da Celebração





Almoço
















Parabéns a todos.
As apresentações estavam maravilhosas.
Deus age de muitas formas, e certamente agiu no coração de vocês neste dia.

Beijins