Páginas

13 de setembro de 2011

Setembro - Mês da Bíblia.

Para quê a Bíblia foi escrita?

       A Bíblia foi escrita para manter o povo na caminhada. Três coisas animam o povo a caminhar:
 
      a) Contar o passado; 
      b) Anunciar o futuro;
      c) Mostrar o presente;

   a) Contar o passado

      Nós não nos esquecemos do passado da nossa vida. Ficamos corajosos quando sentimos que fomos ajudados a vencer na vida. Assim também o povo de Deus (o povo da Bíblia), olhando as coisas que Deus tinha feito para ele no passado, se animava a caminhar para frente.

Os livros que falam do passado do povo de Israel chamam-se:

Pentateuco
(Lei ou Torá). São assim chamados os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis (Origem da vida e da história do povo no Egito), Êxodo (saída do Egito), Levítico ( formação de um povo santo e instruções para o culto), Números (a caminho da Terra Prometida) e Deuteronômio (segunda lei - projeto de uma nova sociedade).

Livros Históricos
Josué, Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Reis 1 e 2, Crônicas 1 e 2, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2. São 16 os livros históricos.

b) Anunciar o futuro

      Ficamos animados quando olhamos para as possibilidades que temos no futuro. Nascem em nós a esperança, a força e a coragem.
      Assim o Povo de Deus (o povo da Bíblia) se animava a caminhar para frente, quando eram colocadas, pelos profetas, as promessas feitas por Deus para o futuro.
      Os livros que falam do futuro do povo de Israel se chamam Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias,  Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. São 18, os Livros Proféticos.


c) Mostrar o presente

        Ficamos felizes quando sentimos que Deus caminha conosco, na nossa vida presente e com nossos problemas.

       Assim aconteceu com a Bíblia quando começou a caminhar com Deus. Olhava não só o passado, nem só o futuro, mas também o presente, buscando soluções para seus problemas.
     Tudo isto está escrito nos Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico. São 7, os Livros Sapienciais.
     
     " Com efeito, tudo o que foi escrito, anteriormente, foi escrito, anteriormente, foi escrito para nossa instrução, a fim de que, pela constância e consolação que provêm das Escrituras, possuamos a esperança". (Rm 15,4)

      Cristo é a luz que ilumina o passado, o presente, e o futuro. Fazendo referência a Ele, podemos entender a mensagem da Bíblia hoje. 
Fonte: Livro do Catequista - Fé, Vida, Comunidade. Ir. Mary Donzellini. Diocese de Osasco.




PAZ E BEM
BEIJINS

0 comentários:

Postar um comentário